A história do blackjack

admins|
36

O precursor imediato do blackjack foi a versão inglesa do vinte e um chamada vingt-un, um jogo de origem desconhecida (mas provavelmente espanhola). A primeira referência escrita encontra-se num livro do autor espanhol Miguel de Cervantes. Cervantes era jogador, e os protagonistas de seu "Rinconete y Cortadillo", de Novelas Ejemplares, são trapaceiros de cartas em Sevilha. Eles são proficientes em trapacear em veiatiuna (espanhol para "vinte e um") e afirmam que o objetivo do jogo é chegar a 21 pontos sem ultrapassar e que o ás vale 1 ou 11. O jogo é jogado com o baralho espanhol baraja .


DogsPlayingBlackjack.jpg



"Rinconete y Cortadillo" foi escrita entre 1601 e 1602, o que implica que a ventiuna era tocada em Castela desde o início do século XVII ou antes. Referências posteriores a este jogo são encontradas na França e na Espanha.


O primeiro registro do jogo na França ocorre em 1888 e na Grã-Bretanha durante as décadas de 1770 e 1780, mas as primeiras regras apareceram na Grã-Bretanha em 1800 sob o nome de vingt-un. Twenty-One, ainda conhecido como vingt-un, apareceu nos Estados Unidos no início do século XIX. As primeiras regras americanas foram uma reimpressão de 1825 das regras inglesas de 1800. O vingt-un inglês mais tarde se desenvolveu em uma variante americana por direito próprio, que foi renomeada como blackjack por volta de 1899.


21.jpg


De acordo com o mito popular, quando o vingt-un ('vinte e um') foi introduzido nos Estados Unidos (no início de 1800, durante a Primeira Guerra Mundial, ou na década de 1930, dependendo da fonte), as casas de jogo ofereciam pagamentos de bônus para estimular o interesse dos jogadores. Um desses bônus era um pagamento de dez para um se a mão do jogador consistisse no ás de espadas e um valete preto (seja o valete de paus ou o valete de espadas). Esta mão foi chamada de "blackjack" e o nome pegou mesmo depois que o bônus de dez para um foi retirado.



History-of-21.png

O historiador de cartas francês Thierry Depaulis desmascara essa história, mostrando que os garimpeiros durante a Corrida do Ouro de Klondike (1896-99) deram o nome de blackjack ao jogo de vingt-un americano, sendo o bônus o ás usual e qualquer carta de 10 pontos. Como o blackjack também se refere ao mineral zincblenda, que era frequentemente associado a depósitos de ouro ou prata, ele sugere que o nome do mineral foi transferido pelos garimpeiros para a mão bônus superior. Ele não conseguiu encontrar nenhuma evidência histórica de um bônus especial por ter a combinação de um ás e um valete preto.


Em setembro de 1956, Roger Baldwin, Wilbert Cantey, Herbert Maisel e James McDermott publicaram um artigo intitulado "The Optimum Strategy in Blackjack" no Journal of the American Statistical Association, a primeira estratégia de blackjack ideal matematicamente sólida. Este artigo tornou-se a base de esforços futuros para vencer o blackjack. Ed Thorp usou os cálculos manuais de Baldwin para verificar a estratégia básica e posteriormente publicou (em 1963) Beat the Dealer.




Este artigo é de kingconansword.

0comentário valioso

Comentários postais